Dúvida – É possível voar horas do PC em aeronave multimotora particular?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Buenas companheiros aviadores.

Mais uma vez em meio a tantas dúvidas que a “nebulosa” ANAC nos faz criar a partir das suas regras incompreensíveis, venho por meio deste recorrer a vocês para tentar esclarecer uma delas.

Sou PP MNTE checado a dois meses, e surgiu uma oportunidade única de fazer todo o meu PC em um Seneca de uma empresa que conheço. Pelo que me informei pelos aeroclubes, basta eu fazer o re-check do PP, voando em instrução por 12,5 horas e fazer o check de 2 horas. Neste caso, com a habilitação PP MLTE eu poderia voar o Seneca, lançando horas visuais em comando caso esteja na presença de um INVA. Como o atual comandante é INVA, ele toparia lançar as horas em comando para mim.

A minha dúvida fica sobre a aeronave. Liguei várias vezes na ANAC, mas não ficou  claro se a aeronave precisa ser homologada como aeronave de instrução, ou apenas o check deve ser feito em aeronave de instrução. Eles abriram um chamado que pode demorar até 20 dias para obter resposta, pois nem eles sabiam dessa informação.

Eu escutei o CP cast 18, mas como o assunto é sobre um Cirrus, ou seja, MNTE, acredito que a minha pergunta se enquadra de uma maneira diferente.

Desde já agradeço pela disponibilidade de vocês em nos ajudar.

Um abraço.

André Luiz Wermuth

Nossa resposta

André,

Como mencionei neste post, você pode sim fazer as suas horas em comando em aeronave MLTE, desde que possua ao menos a sua carteira provisória de MLTE, já liberada pela ANAC. Após isso, você poderá voar as horas como piloto em comando nessa aeronave, que não precisa ser uma aeronave de instrução já que é uma aeronave particular. Você também não precisa estar acompanhado de INVA, já que você será o piloto em comando da aeronave. Somente será necessário fazer o cheque em aeronave de instrução.

Para saber quantas horas você deverá voar, recomendo a leitura deste post, sabendo que, para o cheque de PCA fora de aeroclube, são necessárias 200 horas totais, conforme consta na RBAC 61.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes