Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa noite.
Primeiramente quero deixar meus parabéns pelo trabalho desenvolvido!Gostaria de saber se cursar PP e PC fora do Brasil (Irlanda), visando trabalhos em cias tipo Ryanair. Caso queira voltar ao Brasil, o mercado de trabalho seria mais generoso comigo?
Desde já agradeço.
André Américo.
Nossa resposta
André,
Escrevi já este e este post falando sobre o processo de convalidação, e como o mercado brasileiro olha para o piloto que tirou suas carteiras fora do Brasil. Porém, nunca respondi se tirar as carteiras fora do Brasil é garantia de emprego na Europa ou USA.
Pesquisando neste site de contratação de pilotos em todos os lugares do mundo, encontrei que para todas as empresas da Europa é necessário ter cidadania de qualquer país da União Européia. Já em países como Austrália e Nova Zelândia, é necessário ter o visto de trabalho.
Em todos esses países que mencionei, é necessário que a licença de PC-IFR/MLTE, e também a licença médica, sejam convalidadas para o país em que se queria trabalhar, seja na Europa ou Oceania.
Já em países do Oriente Médio e China, devido à necessidade, as próprias empresas cuidam dos processos de convalidação da licença e do visto de trabalho.
Atenciosamente,
Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017