Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Rodrigo Alves Brito
Rio de Janeiro – RJ – 22 anos
Operador de Telemarketing
Olá!tenho uma dúvida em relação a formação de PLA, lá vai:
As horas de vôos acumuladas para a formação de PP e PC também contam para as horas de PLA? (mesma pergunta para PC; as horas de vôos do PP também contam?) As horas de vôos para PC e PLA são no mesmo preço das horas de vôo do PP?
Gostaria que você me ajudasse com essa dúvida pois meu planejamento financeiro para minha formação de PC e PLA depende desses valores. Ou simplesmente me dizer quanto (no máximo, investindo nos melhores aeroclubes e melhores aeronaves) eu iria gastar no total para essas formações, já vi em um dos seus vídeos que seu gasto como pp foi de 14 mil reais (ou 16, não lembro exatamente, mas calculei a minha formação de PP em 16 mil no máximo também) porém não consigo calcular minha formação para PC e PLA (e essas são atualmente minha única preocupação com essas formações, o dinheiro).
Nossa resposta
Rodrigo,
Primeiramente, para trabalhar em companhia aérea, não é preciso ter a habilitação de PLA. Os requisitos mínimos são: ter a carteira de piloto comercial com a habilitação de IFR e MLTE – ou seja, PC-MLTE/IFR – e a habilitação teórica de PLA (CCT-PLA), que é a aprovação na prova teórica da ANAC de PLA.
Em uma seleção externa para co-piloto aberta recentemente pela Gol, os requisitos para quem tem nível superior foram: 250 horas, PC-MLTE/IFR e ICAO 4 – nível operacional de inglês, e Jet training. Para quem não tem faculdade, foram pedidas 500 horas de voo e as demais qualificações.
Portanto, PLA é uma carteira a mais. Não é necessário ter essa carteira para se candidatar a um processo seletivo, a fim de ingressar em uma companhia aérea como co-piloto.
Os requisitos para tirar a carteira de PC constam neste post. Como mencionei, são necessárias 150 horas totais, ou seja, somadas as horas do PPA e PCA.
O preço da hora de voo varia de acordo com equipamento. Para a maioria das horas de voo visuais (VFR), é possível utilizar aeronaves como Paulistinha, Aeroboero, C-152 ou Cherokee, nas quais as horas de voo são mais em conta. Já a instrução IFR é feita geralmente em aeronaves homologadas IFR (C-152, Tupi, Cherokee, C-172). A carteira de MLTE (multimotor) é a parte mais cara do treinamento, e é realizada em aeronaves Seneca, Baron ou Twincomanche. Para complementar minha resposta, recomendo a leitura deste artigo.
Já para obter a carteira de PLA, a caminhada é maior. Conforme consta no RBAC-61, os requisitos são:
(i) um total de 1.500 (mil e quinhentas) horas de voo que incluam, pelo menos:
(A) 500 (quinhentas) horas de voo como piloto em comando sob supervisão; ou 250 (duzentas e cinquenta) horas de voo como piloto em comando; ou 250 (duzentas e cinquenta)horas de voo das quais um mínimo de 70 (setenta) horas de voo como piloto em comando, mais o tempo de voo adicional necessário como piloto em comando sob supervisão; (Redação dada pela
Resolução nº 344, de 17 de setembro de 2014)
(B) 200 (duzentas) horas de voo de navegação, das quais no mínimo 100 (cem) horas de voo como piloto em comando ou como piloto em comando sob supervisão;
(C) 75 (setenta e cinco) horas de voo por instrumentos, das quais um máximo de 30 (trinta) horas de voo podem ser realizadas em dispositivo de treinamento para simulação de voo
qualificado e aprovado pela ANAC; e
(D) 100 (cem) horas de voo noturno;
No meu ponto de vista, essa carteira é só mais uma habilitação, pois não é requisito obrigatório para ingresso em um empresa aérea. A título de exemplo, muitos pilotos ingressaram na Azul com a carteira de PC-MLTE/IFR e as 150 horas de voo, os mínimos exigidos para o cheque de PCA.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
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