Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Oscar Lima Alpha, o meu nome é Tiago Madeira e eu estou a acabar o meu ensino secundário (estudo em Portugal) e estou a planear em cursar o ATPL. A minha dúvida é o que é mais vantajante fazer após acabar o ATPL: fazer horas de voo, tirar curso de instrutor ou fazer um type rating?
Pessoalmente, acho a opção do type rating a melhor, embora pareça um caminho muito mais rápido para chegar à aviação comercial, daí eu ter solicitado a vossa ajuda.
Desde já obrigado e tenha um bom dia.
Tiago Madeira
Nossa resposta
Tiago,
Recentemente, recebi uma pergunta sobre como obter o TYPE RATING aqui no Brasil. Quem me ajudou a escrevê-la foi o Sr. João Carlos Medau, Piloto Chefe da Avianca Brasil.
Segundo ele mesmo disse – e você pode comprovar pesquisando em sites como o Pilot Career Center ou o Aviation Jobs – a grande maioria das empresas aéreas que pedem o TYPE RATING também pede um experiência de, no mínimo, 500 horas de voo naquele equipamento.
Sobre a experiência como INVA, escrevi este post, que você pode achar interessante.
De acordo com o que estive pesquisando, algumas empresas aéreas na Europa não exigem experiência para ingresso como CADET. Outras companhias chegam a pedir uma experiência de 500 horas. Sendo assim, recomendo que você procure o ingresso como CADET em algumas companhias aéreas. No entanto, se você não obtiver sucesso, sugiro que faça o INVA, pois essa carreira lhe auxiliará em um crescimento como piloto, como também está escrito neste artigo do site Para Ser Piloto.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017