Dúvida – No término do PCA, devo fazer o TYPE RATING ou o INVA?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alpha, o meu nome é Tiago Madeira e eu estou a acabar o meu ensino secundário (estudo em Portugal) e estou a planear em cursar o ATPL. A minha dúvida é o que é mais vantajante fazer após acabar o ATPL: fazer horas de voo, tirar curso de instrutor ou fazer um type rating?

Pessoalmente, acho a opção do type rating a melhor, embora pareça um caminho muito mais rápido para chegar à aviação comercial, daí eu ter solicitado a vossa ajuda.

Desde já obrigado e tenha um bom dia.

Tiago Madeira

Nossa resposta

Tiago,

Recentemente, recebi uma pergunta sobre como obter o TYPE RATING aqui no Brasil. Quem me ajudou a escrevê-la foi o Sr. João Carlos Medau, Piloto Chefe da Avianca Brasil.

Segundo ele mesmo disse – e você pode comprovar pesquisando em sites como o Pilot Career Center ou o Aviation Jobs – a grande maioria das empresas aéreas que pedem o TYPE RATING também pede um experiência de, no mínimo, 500 horas de voo naquele equipamento.

Sobre a experiência como INVA, escrevi este post, que você pode achar interessante.

De acordo com o que estive pesquisando, algumas empresas aéreas na Europa não exigem experiência para ingresso como CADET. Outras companhias chegam a pedir uma experiência de 500 horas. Sendo assim, recomendo que você procure o ingresso como CADET em algumas companhias aéreas. No entanto, se você não obtiver sucesso, sugiro que faça o INVA, pois essa carreira lhe auxiliará em um crescimento como piloto, como também está escrito neste artigo do site Para Ser Piloto.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes