Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa tarde, meu nome é Júnior, sou de Goiânia -GO, PP-AV.
Tenho duas duvidas:
1° Já ouvi o CPcast sobre “PC em aeronave particular” mais não foi esclarecido a minha dúvida.
Gostaria de saber se é obrigatorio fazer “todas” as 200 horas em aeronave particular. Ou se eu tiver 100 horas, no caso 40 horas referente ao PP, e mais 60 horas que voei em aeronave particular (não experimental), totalizando 100 horas, sendo assim, eu poderia fazer mais 50 horas em escola homologada para completar as 150 horas e checar o PC
2° Se eu for PP checado, e possuir apenas a “CCT” de PC-IFR, e ainda não tiver checado o PC-IFR, já posso trabalhar com “carteira assinada” como Piloto ?
Att,
Júnior
Nossa resposta
Júnior,
Como está no RBAC-61, quando há horas voadas em aeronave particular, o candidato deverá ter um total de 200 horas de voo. Já quando as horas forem todas voadas em aeroclubes/escola de aviação, serão necessárias 150 horas totais, incluindo as horas do PP e PC. Abaixo o trecho do RBAC 61 a esse respeito:
61.101 Requisitos de experiência para a concessão da licença de piloto comercial
(a) O candidato a uma licença de piloto comercial deve possuir, como mínimo, a seguinte experiência de voo na categoria de aeronave solicitada:
(1) categoria avião:
(i) um total de 200 (duzentas) horas de voo, ou 150 (cento e cinquenta) horas de voo, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto comercial de avião aprovado pela ANAC.
Portanto, voando em aeronave particular, a experiência obrigatória para checar o PC será de 200 horas totais, mesmo que você venha a voar algumas horas VFR como piloto em comando em aeroclube.
Para maiores informações, recomendo a leitura deste post.
Sobre a sua segunda pergunta, para trabalhar com carteira assinada somente com o PC teórico checado, sugiro que leia este post.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017