Quando falamos em nossa formação aeronáutica teórica, mais precisamente a de piloto privado, a primeira coisa que costuma vir à mente são as matérias exigidas na banca da ANAC: Teoria de Voo, Conhecimentos Técnicos, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia e Navegação Visual. Tendemos a acreditar que a isso se resume toda a formação que podemos ter antes da instrução prática. Porém, algumas das coisas que serão vistas em nossas horas de voo podem ser previamente estudadas e praticadas, antes mesmo de nos sentarmos aos comandos de uma aeronave pela primeira vez.
Uma das coisas que podemos (diria até “devemos”) praticar antes da instrução prática é a fraseologia, que pode ser definida como a forma padronizada de comunicação verbal, via rádio, entre pilotos e órgãos de controle. É de suma importância para a segurança e bom funcionamento do tráfego aéreo que o piloto domine a fraseologia padrão, sendo capaz de efetuar comunicações concisas, objetivas e isentas de interpretação dúbia. Mas você sabia que é possível até praticá-la, mesmo antes de iniciar seus voos de instrução?
A primeira e mais importante recomendação a ser dada no estudo de fraseologia é a leitura do documento MCA 100-16, publicado pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Ali estão estabelecidas todas as normas da fraseologia padrão, incluindo alfabeto fonético e pronúncia numérica, bem como o que se deve e o que NÃO se deve dizer durante as comunicações aeronáuticas. A edição mais recente do documento, datada de 12 de Dezembro de 2013, possui apenas 73 páginas, entre índices e referências. Portanto, não há desculpas para não estudá-lo integralmente.
Como a comunicação é feita de forma falada, é importante também praticar a escuta e a compreensão dessas mensagens. E para isso, existem diversos sites de escuta aeronáutica que podem ajudar bastante. O mais famoso deles, o LiveATC, disponibiliza streamings de mais de 560 posições de controle ao redor do mundo, incluindo torre, aproximação, controle de saída, e em alguns casos, até coordenação de helicópteros. Basta escolher sua localidade pelo código ICAO correspondente do aeroporto mais próximo. É possível encontrar as transmissões dos principais aeroportos do planeta, como os citados em nossa série Os 10 Aeroportos Mais Movimentados do Mundo. Em caso de aeroportos ainda não cobertos, o site disponibiliza instruções simples sobre como voluntariar-se a colaborador no fornecimento de sinal. É possível, ainda, fazer download gratuito das transmissões dos últimos 30 dias. Transmissões mais antigas podem ser baixadas mediante uma colaboração financeira ao site.
Outra forma de praticar sua escuta é adquirir um receptor de frequências aeronáuticas. É possível escutar qualquer frequência, não apenas as disponibilizadas online, com a vantagem de escutá-las em tempo real, enquanto que no streaming há um ligeiro atraso na transmissão. Basta somente estar dentro da área de alcance da frequência desejada. É importante lembrar, no entanto, que interferir nas comunicações aeronáuticas é crime, com pena de até dois anos de prisão. Neste caso, recomenda-se preferir um aparelho receiver, que apenas recebe os sinais, ao invés de um transceiver, capaz também de transmitir. A Bianch Pilot Shop, parceira do Canal Piloto, disponibiliza o Airband Scanner da TTI, uma das melhores opções do mercado em relação custo-benefício para receptores aeronáuticos. Trata-se de um aparelho bastante recomendável para o estudo de fraseologia, que vale a pena conhecer.
Aos que apreciam também a aviação virtual, há ainda mais uma forma de estudar fraseologia, podendo inclusive colocá-la em prática. Através de simulações em ambientes online, hospedadas por servidores como IVAO e VATSIM, é possível comunicar-se com outros pilotos e controladores virtuais, em um ambiente bastante propício para se exercitar a comunicação. Mesmo não sendo uma entidade homologada e reconhecida pelos órgãos controladores, a comunidade virtual preza por manter qualidade e realismo o mais próximo possíveis do ambiente real. Iniciativas como o Vectors ATC Group, um grupo composto por controladores virtuais, visam o treinamento e padronização de seus membros, buscando capacitá-los de forma mais próxima possível à dos controladores reais. Há ainda os eventos como os “Crowded Skies” da IVAO (“Céus Lotados”, em tradução livre), que visam reunir a maior quantidade possível de pilotos e controladores em um mesmo horário, possibilitando aos pilotos efetuar seus voos virtuais tendo todas as posições de controle ocupadas. Por se tratar de um hobby, é comum não haver controladores online, ficando o ambiente sob controle apenas da coordenação de tráfego, tal como em uma FIR.
É importante lembrar que uma falha de comunicação foi a principal causa do maior acidente aéreo da história, o desastre de Tenerife. Como este que humildemente vos escreve costuma dizer, “a colocação de uma vírgula pode declarar a guerra ou selar a paz”. Portanto, estude e pratique a fraseologia, e jamais subestime a importância de uma comunicação clara e concisa. Ela pode ser um fator decisivo de sucesso ou fracasso, nos céus ou fora deles.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017