FSX vs X-Plane 10: Qual o Melhor Simulador?

FSX_vc_X-Plane_X

No mundo dos entusiastas pela aviação, é bastante comum o uso de simuladores de voo caseiros. Como já comentamos diversas vezes em nossos conteúdos, esses simuladores não substituem a formação real, mas podem ser uma poderosa ferramenta de estudos quando utilizados corretamente. Além disso, os simuladores constituem um hobby bastante saudável e diversificado: além de voar num ambiente virtual, o entusiasta coleciona aeronaves virtuais e cenários, edita tráfegos aéreos, terrestres e aquáticos, e assim configura o mundo virtual de seu simulador à sua maneira. Por vezes, o hobby da aviação virtual lembra os colecionadores de trens elétricos, onde o entusiasta segue reunindo itens que deixem seu mundo cada vez mais amplo e real, numa coleção praticamente sem fim.

Durante anos, a Microsoft dominou o mundo dos simuladores de voo, com a série Flight Simulator. Em 2007, foi lançada a última versão do simulador, o Flight Simulator X, também bastante conhecido pela sigla FSX. Anos depois a franquia foi descontinuada, mas mesmo assim, o simulador permaneceu vivo entre os seus entusiastas, com a produção de upgrades por parte de produtoras terceiras até a atualidade.

Com a retirada da Microsoft do mercado de simuladores de voo, a Laminar Research encontrou o terreno perfeito para a ascensão de seu simulador do voo, o X-Plane, principal concorrente do FSX. Sua última versão – o X-Plane 10, lançado em 2011 – promete ser tecnologicamente superior à sua contraparte da Microsoft, levantando a questão: qual dos dois é o melhor simulador de voo? Pensando nisso, façamos então um comparativo dos dois produtos:


Flight Simulator X

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8jWZ1H2EKZs]

Bastante consolidado no mercado, o FSX conquistou uma legião de adeptos ao redor do mundo, apesar das controversas críticas ao seu modelo físico. Robert Randazzo, CEO da PMDG, uma das principais produtoras de aeronaves para o simulador, chegou a classificar como “hopelessly broken” (irremediavelmente quebrado) o modelo físico do simulador para a emulação de motores turboélice. Mesmo assim, graças à posição de mercado que manteve por muitos anos, o Flight Simulator ainda detém a maior variedade de add-nos e paywares para a sua plataforma, de forma que muitas aeronaves e cenários continuam disponíveis apenas para ele. E por ser um produto descontinuado, é possível encontrá-lo a preços altamente acessíveis, e obter alta performance mesmo em máquinas menos atualizadas.


X-Plane 10

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=p8rcpa5tQkc]

Ainda bastante carente de add-ons no mercado, o X-Plane apresenta um modelo físico bastante avançado em relação ao seu concorrente da Microsoft. No simulador da Laminar Research é possível, por exemplo, emular situações como bounced landings e avarias de motor e hélice por conta de erros em um pouso. Mesmo ainda dispondo de poucas opções de customização, o X-Plane apresenta maior poder de renderização, resultando em melhor qualidade gráfica. E em virtude de sua alta exigência de hardware e (ainda) baixa popularização, o X-Plane apresenta custos de aquisição menos atraentes.


O Veredito Final

Mesmo não sendo as únicas opções de simuladores caseiros no mercado, FSX e X-Plane constituem as mais populares opções disponíveis. E considerando os prós e contras de cada um, pode-se concluir o seguinte: por que não ter os dois simuladores? O importante é entender que possuir um dos simuladores não implica em precisar abrir mão do outro. Nada lhe impede de desfrutar dos add-ons exclusivos do FSX em um momento, e aproveitar os gráficos e modelo físico mais avançado do X-Plane em outro. Ao final, sabendo aproveitar o que cada um oferece de melhor, sua experiência como entusiasta ou estudante de aviação será a mais completa possível.

 

Saiba mais:
Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)