História das Companhias Aéreas – Capítulo 10

posted in: Artigos | 1

Capítulo_10

A Société Générale des Transports Aériens foi a primeira companhia aérea da França. Ela foi fundada em 1919 pelos irmãos Henri , Maurice e Dick Farman – os mesmos que, em 1906, haviam colaborado com o inglês George Holt Thomas na instituição da AT&T – Air Transport & Travel, a primeira companhia aérea britânica.

Construtores de aeronaves desde 1908, os irmãos Farman já haviam desenvolvido diversas aeronaves para uso militar. Uma delas, o Farman F.60 Goliath, foi inicialmente desenhada como um bombardeiro pesado, capaz de carregar uma tonelada de explosivos (2.200 libras), em voos com alcance de 1.500 kilômetros. O fim da Primeira Guerra Mundial, no entanto, levou a empresa dos irmãos Farman à necessidade de se adaptar a uma nova realidade de mercado, onde a demanda por aeronaves militares diminuía continuamente.

Com isso, o Farman F.60 Goliath foi adaptado para transportar de 12 a 14 passageiros por viagem, e os irmãos apressaram-se a divulgar essa nova possibilidade de uso de seus aviões. Em 8 de Fevereiro de 1919, uma aeronave Goliath transportou 12 passageiros da cidade francesa de Toussus-le-Noble à base aérea britânica de Kenley, próxima a Londres. Como ainda não havia permissão para que se operassem voos civis até então, a solução para viabilizar o voo promocional foi transportar ex-pilotos militares, devidamente fardados, transportando documentos de missões, especialmente para a ocasião. O voo, de duas horas e meia, correu sem transtornos, tornando-se oficialmente a primeira operação da companhia aérea.

Tendo em vista o cenário de transformação que a aviação atravessava à época, a SGTA também criou importantes conceitos para as companhias aéreas futuras. A companhia dividiu seu pessoal entre “tripulantes em treinamento” e “tripulantes em operação em linha”, com gestões distintas. Criou também conceitos de gestão de tráfego, como o passageiro-kilômetro, que é uma unidade de medida de transporte coletivo, equivalente ao transporte de um passageiro à distância de um quilômetro

Em 1933, a companhia sofreu uma fusão com as empresas Aéropostale, Air Orient, Air Union e CIDNA, dando origem à Air France, em atividade até os dias de hoje.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)