História das Companhias Aéreas – Capítulo 106

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A história da Lamb Air começou no fim do século XIX, quando seu fundador, Tom Lamb, mudou-se ainda jovem da Inglaterra para a cidade de The Pas, em Manitoba, no Canadá, acompanhado de seus pais e irmãos. A família Lamb teve um início de vida bastante difícil no novo continente: o jovem Tom abandonou os estudos na terceira série, e aos dez anos de idade já trabalhava para seu pai, conduzindo um trenó puxado a cavalos para transportar peixes, competindo inclusive com concorrentes adultos nessa atividade. O negócio da família podia ser definido como “Logística e Transporte”: Peixes, lenha, peles, suprimentos, tudo era transportado para onde fosse necessário. Para isso, os Lamb utilizavam cavalos, botes, tratores, picapes e até mesmo trenós puxados por cães, para os períodos mais severos de inverno.

Com a aviação chegando ao Canadá na década de 1930, Tom tomou conhecimento da nova atividade, e pôde vislumbrar seu potencial para os negócios de família. Com isso, adquiriu sua primeira aeronave, um Stinson SR8. Como não sabia pilotar, Tom mudou-se para Winnipeg, a 520 quilômetros de The Pas, a fim de frequentar o aeroclube local. A determinação de Tom em reduzir os custos de sua formação era tamanha, que ele montou uma barraca atrás do aeroclube e ali se instalou durante seus estudos. Após obter suas carteiras e sua certificação para voar o Stinson, Tom retornou para The Pas e fundou a Lamb Airways Limited, em 1935.

A Lamb Air fez com que os negócios de logística de sua família não encontrassem concorrentes. Enquanto outras empresas ainda transportavam peixes e demais insumos por vias terrestres, a Lamb Air fazia entregas com muito mais agilidade, garantindo inclusive produtos mais frescos aos seus consumidores – algo crucial quando se trabalha com produtos tão perecíveis. Logo os negócios expandiram-se também ao transporte de passageiros, permitindo que a companhia desempenhasse um papel fundamental no desenvolvimento do interior do Canadá, na década de 1950. Sua frota diversificada incluía desde aviões de diferentes portes até helicópteros, permitindo à empresa atuar no transporte de passageiros, em prospecções para hidroelétricas e indústrias petroleiras, e até mesmo em evacuações médicas. O slogan da companhia definia bem a sua determinação em atender qualquer necessidade de seus clientes: “Não nos pergunte para onde nós voamos; diga-nos aonde você quer ir”.

Tom Lamb foi laureado em 1969 com um título de doutorado “Honoris Causa”, emitido pela Universidade de Manitoba, em reconhecimento por suas realizações. Infelizmente, no entanto, ele viria a falecer naquele mesmo ano, após permanecer na presidência de sua empresa até o fim de seus dias. A gestão da Lamb Air passou então aos seus seis filhos, que a mantiveram em atividade até o ano de 1981. A colaboração dos Lamb para o Canadá e para a aviação canadense foi reconhecida em documentários e registrada em livros, um deles inclusive escrito por Jack Lamb, filho de Tom Lamb. “Minha Vida no Norte” (“My Life in the North”, no título original), retrata os eventos mais importantes vividos pelos Lamb em seu negócio de família, e pode ser encontrado até hoje em livrarias de todo o mundo.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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