História das Companhias Aéreas – Capítulo 12

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Capítulo 12

O final da década de 1910 foi bastante prolífero no surgimento de novas companhias aéreas na França. Após a Société Générale des Transports Aériens e a Grands Express Aériens, foi a vez da Compagnie des Messageries Aériennes aumentar a lista de linhas aéreas francesas, iniciando suas operações em 18 de abril de 1919.

A companhia foi fundada por Louis-Charles Breguet, um dos pioneiros da aviação francesa. Breguet ficou particularmente conhecido por desenvolver aeronaves de reconhecimento, utilizadas pela Força Aérea Francesa durante a Primeira Guerra Mundial. Seu mais bem sucedido modelo de aeronave militar, o Breguet 14, foi um bombardeiro monomotor utilizado por diversas forças aéreas ao redor do mundo, inclusive a brasileira.

Entre os sócios de Breguet na companhia, estavam Louis Blériot, famoso mundialmente por ser o primeiro aviador a cruzar o Canal da Mancha em um avião, e Louis Renault, empresário fundador da empresa automobilística que leva o seu nome. Em conjunto com o empresário René Caudron, os três “Louises” operaram voos de carga e malote partindo de Le Bourget com destino ao aeroporto de Lille-Lesquin, em Lille, cidade francesa próxima à fronteira com a Bélgica. Posteriormente, iniciaram voos internacionais com destino a Londres, na Inglaterra.

Além de utilizar aeronaves Breguet 14, a Compagnie des Messageries Aériennes utilizou também aviões Farman F.60 Goliath, a exemplo de suas predecessoras francesas, e também, aviões Blériot-SPAD S.27 e S.33, que eram biplanos capazes de acomodar até 5 passageiros em uma cabine fechada.

Em 1923, a Compagnie des Messageries Aériennes fundiu-se à sua antecessora Grands Express Aériens para formar a Air Union, que posteriormente se tornaria a Air France.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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