História das Companhias Aéreas – Capítulo 17

posted in: Artigos | 0

Capítulo 17

A história da Handley Page Transport começa com a história de seu fundador, o empresário Frederick Handley Page. Em 17 de Junho de 1909, Sir Frederick fundou a primeira companhia britânica de construção de aeronaves, em Barking Creek. A companhia mudaria-se posteriormente para Cricklewood, onde muitos anos depois, suas instalações se converteriam no maior estúdio cinematográfico da Inglaterra, o Cricklewood Studios.

A Handley Page Limited notorizou-se por produzir aeronaves de grandes dimensões, que serviram durante a Primeira Guerra Mundial como bombardeiros. Por esse motivo, Sir Frederick Handley Page é conhecido como o pai dos bombardeiros pesados. A notoriedade foi tanta, que até hoje os ingleses chamam de “Handley Page” qualquer aeronave que se destaque por suas dimensões. A expressão, inclusive, consta do próprio dicionário britânico.

Outra notável invenção de Sir Frederick foram os slots, dispositivos hipersustentadores instalados no bordo de ataque das asas das aeronaves, que atuam em conjunto com flaps e slats durante operações de pouso. Os slots podem ser encontrados até hoje, equipando as principais aeronaves de linha aérea.

Um de seus principais bombardeiros, o Handley Page Type O/400, foi convertido para o transporte de passageiros em 1919, logo após o fim da Primeira Guerra. Essas aeronaves modificadas operavam voos ligando as cidades de Londres e Paris. Inicialmente, utilizavam o aeródromo Hounslow Heath, em virtude deste possuir instalações alfandegárias para os trâmites de transporte internacional. A partir de 17 de Fevereiro de 1920, os mesmos serviços passaram a ser prestados no aeródromo de Cricklewood, adjacente à fábrica de aeronaves, permitindo que este passasse a ser a base operacional da empresa.

A pedido do Ministério Britânico da Aeronáutica, a companhia passou também a operar voos com destino a Bruxelas, na Bélgica, utilizando aeronaves Handley Page Type W. Em 31 de Março de 1924, os ativos da companhia foram foram fundidos com os de outras três companhias aéreas britânicas, para dar origem à Imperial Airways.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)