História das Companhias Aéreas – Capítulo 33

posted in: Artigos | 0

Capítulo 33

A AB Aerotransport foi a primeira companhia aérea da Suécia, fundada no ano de 1924 pelos empresários Carl e Adrian Florman. Com sua base de operações estabelecida em Estocolmo, o primeiro voo da companhia decolou em 2 de junho de 1924, com destino a Helsinki. Essa foi a primeira rota da companhia, para a qual foi designada uma aeronave Junkers F.13. Essa mesma aeronave, de prefixo SE-AAC, encontra-se até hoje exposta no Museu Nacional de Ciência e Tecnologia de Estocolmo.

Nos anos que se seguiram, surgiram novas rotas com destino a Berlim, em cooperação com a Lufthansa, além de uma rota para transporte de malotes de correio, ligando Estocolmo às cidades de Malmo, na Suécia, Amsterdam, na Holanda, e Londres, na Inglaterra. Com este último destino, a AB Aerotransport ingressava no principal eixo de operações das companhias aéreas da Europa.

Em 1925, a companhia adquiriu três aeronaves Junkers G.24, tornando-se a primeira companhia da história a operar aeronaves trimotoras no transporte de passageiros. Foi também a segunda companhia européia a utilizar o Douglas DC-3, logo após a KLM. Esta última aquisição possibilitou a abertura de rotas a destinos mais longos, como a cidade de Moscou, na Rússia. Outras rotas mais longas eram operadas também utilizando-se aeronaves Fokker F.XII.

Assim como aconteceu a outras companhias aéreas da mesma época, a Segunda Guerra Mundial também trouxe entraves às operações da AB Aerotransport. As rotas com destino a Moscou e Berlim foram suspensas, e uma nova rota postal foi aberta com destino à Escócia. Com a ocupação da Europa pela Alemanha Nazista, a companhia passou a atender rotas com destino a Paris, na França, Oslo, na Noruega, e Prestwick, na Escócia.

Próximo ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1946, a AB Aerotransport passaria por um processo de fusão com outras companhias Suecas, para finalmente compor a SAS (Scandinavian Airlines System), que até hoje opera com base estabelecida no Aeroporto Internacional de Arlanda, em Estocolmo.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)