História das Companhias Aéreas – Capítulo 59

posted in: Artigos | 0

Capítulo 59

A MacRobertson Miller Airlines, também conhecida pela sigla MMA, foi uma companhia aérea australiana, estabelecida no final do ano de 1927 pelo piloto Horrie Miller, com o apoio financeiro de Sir Macpherson Robertson, um filantropo e magnata fabricante de doces e chocolates. As primeiras operações da companhia interligavam a cidade de Adelaide, capital do estado da Austrália Meridional, à cidade de Broken Hill, importante cidade de mineração no estado na Nova Gales do Sul e cidade natal da BHP Billiton, a maior companhia de mineração mundial. Em seus primeiros anos de atividade, a companhia utilizou aeronaves como o Douglas DC-3 e o Lockheed L-10 Electra, modelo que se tornou famoso por ter sido utilizado pela lendária aviadora Amelia Earhart.

No ano de 1934, após uma fase de rápido crescimento, a companhia transferiu sua base de operações para Perth, cidade ao extremo oeste da Austrália, e capital do estado da Austrália Ocidental. Chegando à era dos jatos, a companhia passou a empregar modelos como os Fokker F27 e F28. Operando pela MMA, estas aeronaves atingiram alguns dos principais recordes de seus históricos operacionais. Voando a partir de Perth com destino à cidade de Kununurra, numa distância superior a 2.000 quilômetros, os Fokker F28 viajaram pela rota mais longa já designada ao seu modelo de aeronave. Os Fokker F27 também voaram a rota mais curta da história da aviação comercial, decolando de Perth com destino à Ilha Rottnest, num percurso de apenas 32 quilômetros.

Os recordes dos Fokker a serviço da “Mickey Mouse Airlines” – como era carinhosamente apelidada a companhia em virtude de sua sigla – não se restringiram apenas às distâncias de suas rotas. Os Fokker foram exaustivamente empregados, de forma que os F27 chegavam a voar 15 horas por dia. Um destes aviões, de matrícula VH-MMS, foi o primeiro Fokker F27 no mundo a completar 10.000 horas de voo. Da mesma forma, o VH-FKA foi o primeiro Fokker F28 a chegar à impressionante marca de 30.000 horas de serviço.

Em 14 de setembro de 2001, após haver feito parte da Ansett Transport Industries desde 1963, a MacRobertson Miller Airlines deixou de existir. Existem poucos registros a respeito de seu processo de dissolução, porém, eventuais dificuldades financeiras e a concorrência com a Qantas Link, subdivisão regional da Qantas Airlines, podem ser apontadas como as mais prováveis causas de seu encerramento de atividades.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)