A MacRobertson Miller Airlines, também conhecida pela sigla MMA, foi uma companhia aérea australiana, estabelecida no final do ano de 1927 pelo piloto Horrie Miller, com o apoio financeiro de Sir Macpherson Robertson, um filantropo e magnata fabricante de doces e chocolates. As primeiras operações da companhia interligavam a cidade de Adelaide, capital do estado da Austrália Meridional, à cidade de Broken Hill, importante cidade de mineração no estado na Nova Gales do Sul e cidade natal da BHP Billiton, a maior companhia de mineração mundial. Em seus primeiros anos de atividade, a companhia utilizou aeronaves como o Douglas DC-3 e o Lockheed L-10 Electra, modelo que se tornou famoso por ter sido utilizado pela lendária aviadora Amelia Earhart.
No ano de 1934, após uma fase de rápido crescimento, a companhia transferiu sua base de operações para Perth, cidade ao extremo oeste da Austrália, e capital do estado da Austrália Ocidental. Chegando à era dos jatos, a companhia passou a empregar modelos como os Fokker F27 e F28. Operando pela MMA, estas aeronaves atingiram alguns dos principais recordes de seus históricos operacionais. Voando a partir de Perth com destino à cidade de Kununurra, numa distância superior a 2.000 quilômetros, os Fokker F28 viajaram pela rota mais longa já designada ao seu modelo de aeronave. Os Fokker F27 também voaram a rota mais curta da história da aviação comercial, decolando de Perth com destino à Ilha Rottnest, num percurso de apenas 32 quilômetros.
Os recordes dos Fokker a serviço da “Mickey Mouse Airlines” – como era carinhosamente apelidada a companhia em virtude de sua sigla – não se restringiram apenas às distâncias de suas rotas. Os Fokker foram exaustivamente empregados, de forma que os F27 chegavam a voar 15 horas por dia. Um destes aviões, de matrícula VH-MMS, foi o primeiro Fokker F27 no mundo a completar 10.000 horas de voo. Da mesma forma, o VH-FKA foi o primeiro Fokker F28 a chegar à impressionante marca de 30.000 horas de serviço.
Em 14 de setembro de 2001, após haver feito parte da Ansett Transport Industries desde 1963, a MacRobertson Miller Airlines deixou de existir. Existem poucos registros a respeito de seu processo de dissolução, porém, eventuais dificuldades financeiras e a concorrência com a Qantas Link, subdivisão regional da Qantas Airlines, podem ser apontadas como as mais prováveis causas de seu encerramento de atividades.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017