História das Companhias Aéreas – Capítulo 68

posted in: Artigos | 0

Capítulo 68

No dia 3 de Janeiro de 1868, o Japão presenciou uma das mais profundas mudanças de sua história. Neste dia, encerrava-se o último de seus Shogunatos. A família Tokugawa, que ascendeu ao poder com a batalha de Sekigahara em 1600, governou o Japão através da figura dos Shoguns, líderes militares que assumiam as funções administrativas do país, deixando ao imperador apenas as suas atribuições contemplativas e religiosas, tal como vemos na monarquia britânica dos dias atuais. Desejando estreitar relações comerciais e culturais com o resto do mundo e abrir o Japão ao ocidente, a Dinastia Meiji enfeixou todo o poder sobre o país de volta em suas mãos. Foi também o fim da era dos Samurais em sua forma mais tradicional, visto que o porte de espadas passou a ser ilegal de acordo com as novas leis.

O Império Japonês, além de proporcionar todas essas mudanças ao país, foi responsável ainda pela criação do Instituto de Transporte Aéreo do Japão, que em 3 de Novembro de 1922, iniciou o transporte de passageiros entre a cidade de Sakai, importante cidade portuária da região de Osaka, e a cidade de Tokushima, capital da ilha de Shikoku, a menor das ilhas do arquipélago japonês. O Instituto deu origem à Japan Air Transport (JAT), companhia de bandeira criada em 30 de Outubro de 1928, visando primordialmente os propósitos militares do país.

Operando a partir do Aeroporto de Haneda – que viria a se tornar um dos principais aeroportos internacionais de sua capital, Tokyo – a Japan Air Transport foi maciçamente subsidiada pelo governo. As Forças Armadas fretavam frequentemente seus voos para missões na Ásia, incluindo a Invasão da Manchúria, em 1931, através da qual o Japão tomou posse da região chinesa na Manchúria, até o fim da Segunda Guerra Mundial. Com o estabelecimento de um Estado “fantoche” na região chinesa, eram frequentes os voos entre Tokyo e Hsinking, na Manchúria. Para esses voos, utilizavam-se aeronaves Nakajima AT-2 “Thora”, bimotores com capacidade para até oito passageiros.

Nakajima AT-2_Canal_Piloto

As operações passaram a visar o transporte civil a partir de 1936, quando aeronaves Douglas DC-2 começaram a ser utilizadas em rotas que interligavam o Japão com a Manchúria. A operação prosseguiu somente até o ano de 1937, quando a Segunda Guerra Sino-Japonesa eclodiu entre a China e o Japão, trazendo de volta a necessidade do transporte militar. Até o último ano de suas operações, em 1938, a Japan Air Transport já havia transportado mais de 70.000 passageiros, respondendo por 2,6% do transporte aéreo de sua época.

Assim como muitas de suas companhias contemporâneas, a Japan Air Transport viu o fim de suas operações na absorção por outra companhia de maior porte. Em Dezembro de 1938, o governo Japonês criou a Imperial Japanese Airways, à qual a Japan Air Transport foi incorporada por determinação imperial.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)