História das Companhias Aéreas – Capítulo 73

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Capítulo_73

A Aeroposta Argentina foi uma companhia aérea fundada em 5 de Setembro de 1927, como filial da já estabelecida Aéropostale. Visando estender as operações desta última companhia – que à época já interligava Toulouse ao Rio de Janeiro com seus serviços aéreos postais – o empresário Vicente Almandos Almonacid, junto com outros investidores, obteve uma concessão para constituir uma Sociedade Anônima nacional, conforme lhe foi autorizado pelo então presidente argentino, Dr. Marcelo T. de Alvear. A concessão dependeu, inclusive, de um decreto que modificou a Regulamentação da Aeronavegação sobre o Terrritório Argentino. Até então, o país priorizava as atividades militares em seu espaço aéreo, além de não autorizar operações de empresas estrangeiras nesse mesmo espaço.

Após os pilotos Paul Vachet, Etienne Lafay e Victor Hamm comprovarem a viabilidade de uma rota interligando o Rio de Janeiro a Buenos Aires, iniciaram-se os esforços para determinar e avaliar as próximas rotas a partir desse ponto. Foram escolhidas, inicialmente, três rotas: Buenos Aires – Assunção (Paraguai), Buenos Aires – Bahía Blanca – Comodoro Rivadavia e Buenos Aires – Mendoza – Santiago de Chile. Esta última rota, inclusive, por necessitar transpor a Cordilheira dos Andes para ser cumprida, foi determinante para que a companhia decidisse por operar com o avião Potez 25, cuja potência de 478 HP o tornava a escolha certa para essa tarefa.

A exploração e análise das novas rotas operadas pela Aeroposta Argentina deveu-se a dois ilustres pilotos da Aéropostale: o escritor Antoine de Saint-Exupéry, e o piloto Jean Mermoz, responsável por inaugurar a rota mais longa do mundo em sua época. A “Linha Mermoz”, como ficou conhecida, interligava Buenos Aires a Toulouse, passando pelo trecho marítimo entre Natal e Dakar, numa rota que possuía nada menos do que 13.600 Km. A operação dessa rota, bem como as demais da companhia, focava-se no transporte aéreo postal.

A companhia continou em operação até meados da década de 1950, quando juntou-se às empresas ALFA, FAME e ZONDA para dar origem às Aerolineas Argentinas, em um longo processo de fusão que resultou na criação da atual companhia de bandeira argentina. Entre as dificuldades que determinaram o fim da Aeroposta como uma companhia independente, estiveram a quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929, além do Golpe de Estado Argentino e da ascenção de Getúlio Vargas ao poder no Brasil, ambos ocorridos no ano seguinte.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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