Quebecair | HCA 147

posted in: Artigos | 1

capítulo_147

A história da Quebecair teve início no ano de 1947, quando esta foi fundada sob o nome Rimouski Airlines. O nome Quebecair surgiu no ano de 1953, quando a companhia fundiu-se com a Gulf Aviation. Como o próprio nome sugere, a cidade de Quebec, no Canadá, constituía sua principal base de operações. Em 1957, uma nova base foi instituída na cidade de Montreal, vindo a se tornar posteriormente a principal base de operações da companhia. Sua frota era inicialmente constituída de bimotores Beech 18, de hidroaviões De Havilland Beaver e do clássico Douglas DC-3.

Assim como muitas outras companhias aéreas, a Quebecair cresceu com a aquisição de outras companhias menores. Sua frota evoluiu com a aquisição de aeronaves Fairchild F-27 – que inicialmente vieram substituir três aeronaves Douglas DC-3 perdidas em um incêndio em um hangar – além de turboélices como os Convair CV540 e CV-580. A era dos jatos teve início para a Quebecair em 1969, quando o aumento de suas operações levou à aquisição de aeronaves BAC One-Eleven, colocadas a serviço na rota Montreal – Toronto.

Durante a década de 1970, novos destinos foram incluídos na malha aéra da Quebecair, incluindo a Flórida, o Caribe, a Europa e o Havaí. As novas rotas levaram à aquisição de novas aeronaves Boeing, modelos 707 e 727. Nos anos 1980, apesar de crescentes dificuldades financeiras, aeronaves Boeing 737 e Douglas DC-8 foram colocadas a serviço – estes últimos, em operações transatlânticas que, infelizmente, não duraram muito tempo.

Devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela companhia, em 1986 a Quebecair encerrou oficialmente suas operações, quando foi adquirida pela CP Air.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)