Dúvida – Faculdade de Ciências Aeronáuticas vale mais do que formação de PC nos EUA?

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Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa tarde Satoshi e turma do CP. Tudo certo?

Serei breve, então aqui vai: atualmente, para se ter um bom curriculum e ser bem aceito no mercado, é melhor fazer uma faculdade de Ciências Aeronáuticas no Brasil ou fazer todos os cursos até se tornar PC/MLTE/IFR nos EUA?

Graças a vocês fico cada vez mais próximo de realizar um sonho. Parabéns pelo canal!

Abraços e bons pousos!

Felipe B. Ramos

Nossa resposta

Felipe,

Fazer o seu treinamento de PPA e PCA nos USA tem suas vantagens e desvantagens. As vantagens são: um boa oportunidade para aprimorar o inglês, e no regresso ao Brasil, obter pelo menos um ICAO 4; fazer grande parte das horas de voo solo; fazer um treinamento multi-motor com treinamento de mono real, o que geralmente não é feito por algumas escolas do Brasil; voar em espaço aéreo classe B; entre outras.

A grande desvantagem, no meu ponto de vista, é que o mercado brasileiro da aviação é um local onde é necessário ser conhecido. Escolas de aviação ou aeroclubes, costumeiramente, contratam INVAs que fizeram ao menos o todo o PC-prático e o INVA-prático em suas instituições. Dificilmente, um aeroclube ou escola de aviação contrata INVAS que fizeram somente o INVA prático ou a convalidação das carteiras nessas instituições.

As recentes contratações de co-piloto feitas pela AVIANCA e AZUL são, em sua totalidade, indicações. Eu conheço muitos pilotos que entraram nessas empresas, e todos somente ingressaram devido a alguma indicação. No meu ponto de vista, não existe seleção de curriculum pelo site. É preciso ter o tal do “QI”, para entregar o CV nas mãos de quem realmente manda. E só será chamado quem tiver os mínimos exigidos pela companhia – geralmente, PC-MLTE, IFR e Jet Training. Algumas, além disso, exigem 500 horas de voo e ICAO 4. E caso alguém lhe pergunte: “E se alguém tiver o QI do diretor de operações da empresa, esse cara já está contratado?” Digo com certeza que não, se não passar na seleção.

Como falei no parágrafo anterior, aviação é contato. Isso fazemos durante o PC, PP, INVA e trabalhando como piloto. Esse contato é fundamental para arrumar qualquer emprego na aviação executiva, agrícola ou comercial.

Sobre a faculdade, já falei em vários posts, como este. Mas lembre-se: se ficar entre a faculdade e as horas de voo, prefira sempre fazer as horas de voo. Hoje, nenhuma companhia aérea ou a aviação executiva colocam a formação superior como requisito obrigatório, mas sim, as horas de voo e o ICAO.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

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Rodrigo Satoshi
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