Fundada em 9 de Fevereiro de 1923, a Aeroflot não apenas é uma das companhias mais antigas ainda em atividade, como também já foi, durante muito tempo, a maior companhia do mundo em números absolutos. A companhia de bandeira da Rússia já possuiu a maior frota de aeronaves do planeta, o maior quadro de funcionários de uma companhia aérea, e o maior número de passageiros já transportados, graças aos cenários político-econômicos que atravessou ao longo de sua história.
A aviação civil na Rússia foi estabelecida no ano de 1921, quando o Conselho do Comissariado do Povo Soviético publicou o documento conhecido como “About Air Transportaion” (“Sobre o Transporte Aéreo”), assinado por Vladimir Lenin, que viria a se tornar Premier da União Soviética, fundada no ano seguinte. A concessão permitiria as operações civis da Germano-Soviética Deruluft, e também da Dobrolet, que anos mais tarde se tornaria a Aeroflot.
Uma das características mais interessantes da Aeroflot é a valorização de sua indústria nacional de aeronaves. Mesmo havendo operado aeronaves McDonnell Douglas e possuindo modelos Airbus e Boeing em sua frota atual, alguns momentos de glória de sua história foram protagonizados por aeronaves Antonov e Tupolev. Mesmo nos dias de hoje, aeronaves Ilyushin, Irkut e Sukhoi ainda compõem a sua frota.
Para que se tenha uma ideia desses momentos históricos, em 1956, a Aeroflot sagrou-se como a primeira companhia aérea a operar voos comerciais a jato, introduzindo em sua frota o Tupolev Tu-104. Em 1976, transportou seu milionésimo passageiro. E no ano seguinte, quebrou a barreira do som com o Tupolev Tu-144, apelidado de “Concordski” em virtude da semelhança com seu concorrente anglo-francês. Em 1968 e 1969, respectivamente, o protótipo do Tu-144 atingiu pela primeira vez na história as velocidades Mach 1 e Mach 2, antes mesmo do próprio Concorde.
Pouco após o fim da União Soviética, a frota e o quadro de funcionários da Aeroflot haviam atingido números impressionantes, visto que aeronaves e pessoal estavam espalhados por todos os países que compunham a União. Em 1992, a empresa contabilizava mais de 600.000 pessoas, responsáveis pela operação de mais de 10.000 aeronaves. Suas operações atingiram os cinco continentes, dos quais apenas a Oceania não faz mais parte de seus destinos.
Em virtude da Guerra Fria, a companhia também amargou alguns reveses. Desde o ano de 1970, os voos transatlânticos efetuaram escalas no aeroporto de Shannon, na Irlanda. Mesmo havendo aeroportos que permitissem escalas em rotas mais curtas e econômicas, o aeroporto de Shannon não estava sob jurisdição da OTAN, permitindo portanto a operação de uma companhia Soviética. Houve também a revogação de sua licença de operação em solo americano, assinada pelo então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan. A sanção, que esteve em vigor entre 15 de Setembro de 1983 e 2 de Agosto de 1990, ocorreu em resposta ao abate de uma aeronave da Korean Air Lines por parte da Força Aérea Soviética.
Passado o tenso período de conflito entre Ocidente e Oriente, a Aeroflot opera hoje entre 129 destinos ao redor do mundo, pertencendo majoritariamente ao governo russo, que detém 51% de suas ações. No vídeo institucional abaixo, você conhece um pouco mais da companhia de bandeira que representa a Rússia perante os demais países:
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017