História das Companhias Aéreas – Capítulo 38

posted in: Artigos | 0

Capítulo 38 Diferente dos modelos de linhas aéreas com os quais estamos acostumados, a companhia checa Slov Air não foi fundada para o simples transporte de passageiros ou carga. Fundada em 1924 na Eslováquia, quando esta ainda era parte da Checo-Eslováquia, a Slov Air oferecia serviços de apoio à agricultura, engenharia e indústria de seu país.

Tudo começou quando a Bata Shoe Organization, uma empresa suíça de calçados e acessórios, estabeleceu uma subsidiária local na Checo-Eslováquia. Para atender à sua demanda de transporte corporativo, a Bata Shoes utilizava pequenas aeronaves, ou mesmo girocópteros como o Cierva C.30. Assim deslocavam-se os executivos da companhia entre seus escritórios. Com o estabelecimento do comunismo no país, em 1948, a Bata Shoes foi nacionalizada. Seu departamento de transporte corporativo tornou-se uma pequena companhia aérea nacional, então batizada de Svitlet.

Entre os anos de 1950 e 1955, a Svitlet foi incorporada pela Czech Airlines, que havia sido recentemente instituída como companhia de bandeira do país. Na ocasião, foi rebatizada como Agrolet, prestando serviços agrícolas como o próprio nome sugere. Para essas tarefas, utilizava aeronaves como o Antonov An-2, um biplano que até hoje consta entre as 10 aeronaves mais produzidas do mundo. A companhia também utilizava o pequeno bimotor Let L-200 Morava para transporte médico e corporativo, além dos helicópteros soviéticos Mil Mi-1 e Mi-4 para projetos de engenharia civil.

O nome Slov Air veio no primeiro dia do ano de 1969, quando o escritório principal da companhia mudou-se para Bratislava, capital da Eslováquia. No ano de 1972, os helicópteros da empresa foram modernizados, sendo substituídos pelos modelos Mil Mi-8. Chegou-se a tentar transformar a Slov Air em companhia de bandeira da Eslováquia, porém esses planos foram frustrados com a instituição da estatal Slovak Airlines, em 1955. Nos anos que se seguiram, a Slov Air subdividiu-se em companhias menores de agricultura, transporte médico e militar, deixando oficialmente de existir no ano de 2001.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)