História das Companhias Aéreas – Capítulo 60

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Capítulo 60

A National Parks Airways foi uma pequena companhia aérea americana, fundada no ano de 1927 pelo empresário Alfred Frank. Ela surgiu como uma simples companhia de transportes postais entre os estados de Utah, Idaho e Montana. A National Parks Airways servia à rota postal CAM #26 (Contract Air Mail), conforme concessões cedidas na época pelo Serviço Postal Americano. Decolando de Salt Lake City, capital do estado de Utah, a rota seguia em direção ao norte, passando pelas cidades de Ogden, Pocatello, Butte e Helena, chegando ao seu destino final em Great Falls, no estado de Montana.

Os primeiros voos da companhia eram feitos em aeronaves Stearman C3, um biplano monomotor cuja versão C3MB, utilizada pela National Parks Airways, visava especificamente o transporte de malotes de correio. Com o crescimento da empresa, essas aeronaves foram substituídas pelo Fokker Super Universal, primeira aeronave do projetista holandês Anthony Fokker a ser construída em solo americano.

No ano de 1934, a National Parks Airways incorporou à sua frota três aeronaves Boeing 247, até então pertencentes à United Airlines. Com isso, estenderam suas rotas até as cidades de Idaho Falls e West Yellowstone, esta última no estado de Montana. Essa extensão permitiu que a companhia transportasse turistas ao Parque Nacional de Yellowstone. Conhecido por ser o primeiro parque nacional do mundo, Yellowstone é famoso também por abrigar o “Velho Fiel”, um gêiser conhecido por suas erupções em intervalos regulares de 91 minutos.

A história da National Parks Airways chegou ao fim da mesma forma que muitas outras companhias de seu porte. Em 1937, ela foi adquirida pela Western Airlines, que buscava expandir suas operações no oeste americano – mais especificamente, na região em que a NPA costumeiramente operava.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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