História das Companhias Aéreas – Capítulo 69

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Capítulo 69

A Mid-Continent Airlines foi uma pequena companhia aérea americana, fundada em 1928 na cidade de Sioux, no estado americano de Iowa, sob o nome Hanford’s Tri-State Airlines. O nome da companhia foi dado em alusão ao seu fundador, Arthur Hanford, Jr. A partir de Sioux, a companhia oferecia voos fretados e regulares para as cidades de Omaha, no estado de Nebraska; Minneapolis, no estado de Minnesota; e Bismarck, no estado de Dakota do Norte. Todas essas cidades pertencem a regiões americanas conhecidas como Tri-State Areas (Regiões dos Três Estados), por serem metrópoles posicionadas na intersecção de três estados.

Com o falecimento de Hanford Jr. em 1935, a companhia foi adquirida por Thomas Fortune Ryan III, neto do magnata Thomas Fortune Ryan. A família não possuía fortuna apenas no nome, visto que o avô Ryan havia sido um milionário investidor em tabaco, seguros e transporte. Com a aquisição, a companhia foi renomeada para Mid-Continent Airlines, expandindo sua frota com a aquisição de dez novas aeronaves Lockheed Electra. A expansão visava atender a crescente demanda de extração de petróleo, graças ao “boom” pretolífero nos estados de Arkansas, Kansas, Louisiana, New Mexico, Oklahoma e Texas.

Ao longo de sua existência, a Mid-Continent Airlines recebeu diversas propostas de compra e incorporação. Durante os anos 1940, tanto a Northwest Airlines quanto a American Airlines fizeram propostas pela aquisição da Mid-Continent Airlines, ambas rejeitadas. Mantendo-se firmemente em operação através da Segunda Guerra Mundial, a companhia cresceu graças à aquisição de concessões de rotas postais, passando a servir também as cidades de Shreveport e New Orleans, no estado de Louisiana, além de Houston, no estado do Texas.

Uma das principais bases de operação da Mid-Continent Airlines se encontrava no aeroporto de Fairfax, em Kansas City, que funcionou até o ano de 1985. No ano de 1951, uma grande enchente na região causou danos no valor de 935 milhões de dólares em moeda da época, além de ceifar 17 vidas e desabrigar 518.000 pessoas. Os prejuízos, logicamente, estenderam-se também às operações da Mid-Continent Airlines no aeroporto de Fairfax, quando a companhia era a única a oferecer transporte de malotes e passageiros além do rio Missouri. Após a catástrofe, um novo aeroporto foi construído na região, chamado Mid-Continent International Airport. O aeroporto viria a se tornar o Aeroporto Internacional do Kansas, em operação até os dias de hoje.

As operações da Mid-Continent Airlines encerraram-se no ano de 1952, quando esta foi finalmente adquirida pela Braniff International Airways. À época, a frota da companhia era composta por aeronaves DC-3 e Convair, que continuaram em operação durante mais alguns anos em suas cores originais, até serem finalmente convertidas para as cores de sua nova proprietária.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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