Frequently Asked Questions – Perguntas feitas frequentemente

A seguir estão as duvidas mais comuns dos aspirantes à pilotos, desde o exame médico, passando pelo curso teórico e chegando até as aulas de voo, todos os estágios da formação foram separados em blocos e respondidos logo abaixo. Como o número de perguntas é grande, você pode usar o advento da “Busca do Navegador”: Aperta CTRL + F e um campo de busca irá aparecer na sua janela, e a partir daí, digite a sua dúvida ou palavras dela para selecioná-la nas linhas abaixo.

 

Dúvidas gerais:

Como faço para ser Piloto?
O primeiro passo: Como ser Piloto Privado
Como tirar brevê – E quanto isso vai custar – P.1
Como tirar brevê – E quanto isso vai custar – P.2

Quanto vou gastar no curso todo?
PP + PC: Entre 70 e 100 Mil reais – Como calcular o custo da formação de PP e PC

Quanto tempo vou levar para me formar?
Depende de quanto dinheiro você poderá gastar em curto espaço de tempo e qual nível de sorte você terá com o agendamento de voos nos aeroclubes e com a meteorologia . O curso de Piloto Privado por exemplo, há pessoas que o fazem em 1 ano e outras fazem o mesmo em apenas 1 mês. 

Posso estudar em casa?
Você poderá estudar em casa para o teórico de Piloto Privado até o dia 22/06/2014

Qual a diferença entre Piloto Privado e Comercial?
O Piloto Privado pode voar apenas por lazer, sem ganho financeiro, já o Piloto Comercial pode trabalhar e ser remunerado por isso. 

Quais as opções de carreira?
Possibilidades de trabalho para pilotos – Parte I 
Possibilidades de trabalho para pilotos – Parte II

 

 

CMA – Certificado Médico Aeronáutico (Antigo CCF) de 2ª Classe:

O que é um CMA – Certificado Médico Aeronáutico?
É o certificado que afirma que você está em condições de aguentar todas as influência do voo no seu corpo. 

Quais exames são feitos no CMA de 2ª Classe?
Veja a lista de exames aqui
Leia essa análise
Confira esse relato 

Qual a idade mínima para se fazer o CMA de 2ª Classe?
16 anos.

Em que locais posso fazer o CMA de 2ª Classe?
Em Hospitais da Aeronáutica ou em Clínicas Particulares Credenciadas pela ANAC.

Quanto custa o CMA de 2ª Classe?
R$ 347 – Variando de acordo com o local.

Qual a validade do CMA de 2ª Classe?
5 anos para menores de 40 anos

O que pode reprovar no CMA de 2ª Classe?
Veja a lista completa.

Tenho de fazer o CMA de 2ª Classe antes do curso teórico?
Apesar de alguns aeroclubes exigirem isso, não, você só precisará dele para o curso prático (aulas de voo).

 

 

Curso Teórico de Piloto Privado

Qual a idade mínima para começar a formação de piloto?
16 anos.

É obrigatório fazer o curso teórico de Piloto Privado?
Você poderá estudar em casa para o teórico de Piloto Privado até o dia 22/06/2014

Qual a escolaridade mínima para se começar o curso teórico de Piloto Privado?
Ensino Fundamental completo e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.

Qual a idade mínima para se fazer o curso teórico de Piloto Privado?
16 anos.

Quais matérias compõem o curso teórico de Piloto Privado?
5 matérias:

TV – Teoria de voo de baixa velocidade
NV – Navegação Aérea – Visual e estimada
CT – Conhecimentos Técnicos 
MT – Meteorologia para Aviação
RG – Regulamentos de Tráfego Aéreo
Mais informações aqui.

Qual o nível da matemática usada no curso?
Não passa do nível da lecionada no Ensino Médio, na realidade boa parte dos cálculos são resolvidos com simples “Regra de 3”, os demais cálculos não são mais avançados que algumas fórmulas de 1º e 2º grau.  Os professores ensinam todas as fórmulas e cálculos desde o início, portanto, mesmo que você não seja bom em matemática, basta prestar atenção na explicação desde o início. 

Quanto custa o curso teórico de Piloto Privado?
Entre R$ 1.500 e R$ 2.500.

Quanto tempo dura o curso teórico de Piloto Privado?
4 à 6 meses.

Quais livros devo comprar?
Os livros mais usados – É necessário apenas um de cada categoria:

Meteorologia:
Meteorologia para Aviação – Teoria e testes – Darcy Banci
Meteorologia – João Baptista Sonnemaker

Regulamentos de Tráfego Aéreo:
Regulamentos de Tráfego Aéreo – VFR – Plínio Jr
Regulamentos de Tráfego Aéreo – VFR e IFR – Denis Bianchini
Apostila Regulamentos VFR – Ariovaldo Machado Cardoso

Teoria de voo:
Teoria de Voo para Piloto Privado – Denis Bianchini
Aerodinâmica e Teoria de Voo – Noções Básicas – Jorge M. Homa

Conhecimentos Técnicos:
Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos – Jorge M. Homa

Navegação:
Navegação Visual para Piloto Privado – Denis Bianchini
Apostila de Navegação Visual e Estimada – Titus

Coletâneas:
Simulado de Provas para Piloto Privado – Denis Bianchini
Coletânea de Provas para Piloto Privado (Avião) – Vários autores

Clique aqui para saber como e quais livros você deve escolher

Quais materiais didáticos devo comprar?
Além dos livros, você deverá ter:

Computador de voo
Transferidor para Navegação
Régua de Navegação
Calculadora simples

Quanto custará os livros e os materiais didáticos juntos?
Entre R$ 300 e R$400.

Onde posso comprar o material didático?
Nos aeroclubes ou em lojas de aviação como a Bianch Pilot’s Shop.

O que é um CCT – Certificado de Conhecimento Teórico?
É o certificado que você adquire ao ser aprovado na prova teórica da ANAC. 

Como renovo meu CCT de Piloto Privado?
Refazendo a prova de Regulamentos de Tráfego Aéreo caso ainda não tenha checado o seu PP.

 

 

Prova ANAC de Piloto Privado

Como marco a Prova da ANAC de Piloto Privado?
Pessoalmente em qualquer agência da ANAC, geralmente localizadas perto de grandes aeroportos, como em Congonhas – SP. Ainda há a opção de marcar no modo online, scanneando e enviado os documentos via e-mail, mas essa opção ainda dá muita dor de cabeça aos usuários. A prova é marcada de acordo com a disponibilidade do calendário, assim, se você for marcar ela hoje, pode ser que exista vagas para semana que vem, ou apenas daqui a 4 meses.

Qual a idade mínima para se fazer a prova da ANAC de Piloto Privado?
16 anos.

Quanto custa a Prova da ANAC de Piloto Privado?
R$ 50,00 cada matéria, no total são 5 matérias: R$ 250,00.

Já que a prova da ANAC de Piloto Privado é online, poderei fazer no computador de casa?
Não. Veja mais detalhes na pergunta abaixo.

Onde é feita a prova da ANAC de Piloto Privado?
Nas agências da ANAC, geralmente localizadas perto de grandes aeroportos, como em Congonhas – SP, a prova é feita em um local com computadores onde só é possível acessar a prova (Nada de facilidades como o Google), a sala em questão é rodeada de câmeras e fiscais andando pela sala. Não é possível consultar os livros ou anotações durante a prova.

O que posso levar na prova da ANAC?
No dia da prova você poderá levar: Computador de voo, régua, transferidor, calculadora simples, papel para anotações, lápis, borracha e caneta.

O que NÃO posso levar na prova da ANAC?
Não será possível levar: Livros, calculadora científica, anotações prontas, celulares ligados, notebook, metralhadoras, granadas, bombas nucleares, cavalos, liquidificadores, professores e nem asiáticos para lhe passarem a resposta na hora da prova.

O que acontece se eu for reprovado na prova da ANAC de Piloto Privado?
Se você for reprovado em até 2 matérias, você poderá refazer essas 2 algum tempo depois, mas se for reprovado em 3 ou mais, terá de fazer todas as 5 provas novamente.

Se eu for reprovado, poderei fazer a prova da ANAC de Piloto Privado novamente?
Sim, pagando novamente os R$ 250.

Qual a validade da prova da ANAC de Piloto Privado?
2 anos. Esse é o período que terá para fazer todas as horas de voo, caso contrário terá de renovar o CCT.

 

 

Curso Prático de Piloto Privado (Aulas de Voo)

Posso começar minhas aulas de voo antes de fazer a prova da ANAC de Piloto Privado?
Sim, você pode fazer cerca de 20h sem o “CCT”, mas para fazer seu voo solo e continuar com o treinamento, você terá de ter o certificado da prova da ANAC.

Qual a idade mínima para começar o curso prático (aulas de voo) de Piloto Privado?
16 anos, com autorização dos seus pais reconhecida em cartório.

Qual a escolaridade mínima para começar o curso prático de Piloto Privado?
Ensino Fundamental completo, ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio.

Posso fazer o curso teórico de Piloto Privado em um aeroclube e o curso prático de Piloto Privado em outro?
Sim.

Como escolher o aeroclube para esse meu curso?
Avalie a frota de aeronaves, número de aviões, preços avulsos e em pacotes de horas e o atendimento do local. Nunca pesquise apenas por telefone ou internet, vá pessoalmente em todos os aeroclubes que você pretende voar.

Quanto custa a hora de cada voo?
Entre R$ 300 e R$ 400 – Aeronaves de instrução básica.

Que aviões pilotarei no curso prático de Piloto Privado?
Aeronaves de treinamento básico, como P-56 Paulistinha, Cessna 152 e Piper Cherokee.

Posso mudar de avião no meio do curso?
Sim, mas não é recomendado, pois até você se adaptar ao outro avião seu voo ficará deficiente. Procure fazer o PP em apenas uma aeronave, deixe para mudar de avião apenas no PC. 

Quantas horas terei de voar no curso prático de Piloto Privado?
35h a 40h, variando poucas horas de acordo com o treinamento de cada aeroclube. 

Quantas horas duram cada aulas de voo?
Inicialmente 1h, passando por 2h e chegando à 3h30 na fase de navegações. 

Voarei sempre com um instrutor de voo?
Em 99% dos voos.

Poderei escolher meu instrutor de voo?
Nem sempre.

Poderei voar sozinho (voo solo)?
Sim, geralmente apenas no voo solo que ocorre por volta da 20ª hora, mas o voo é apenas um circuito de tráfego, durando apenas 10 min. 

Como as horas de voo são contabilizadas?
Através da sua CIV – Caderneta Individual de Voo.

Poderei levar passageiros nos meus voos de instrução?
Em grande parte dos aeroclubes isso não é permitido.

Se eu cair com o avião (e sobreviver), terei que pagar por ele?
Não, pois a maioria das aeronaves tem seguro, mas você será convidado a se retirar do aeroclube após isso. 

O que poderei fazer após formado (checkado)?
Voar apenas por lazer, sem remuneração financeira. 

O que é o CHT (Certificado de Habilitação Técnica) de Piloto Privado?
É o seu “Brevê”, o documento que lhe qualifica como PP formado. 

Qual a validade do CHT de Piloto Privado?
2 anos.

Como posso renovar meu CHT de Piloto Privado?
Refazendo o seu voo de check.

Quanto custará toda a formação de Piloto Privado?
Entre 9 e 17 Mil reais – Veja todos os preços aqui.

Quanto tempo irá demorar para eu me formar como Piloto Privado?
Depende de quanto dinheiro você poderá gastar em curto espaço de tempo e qual nível de sorte você terá com o agendamento de voos nos aeroclubes e com a meteorologia . Há pessoas que o fazem em 1 ano e outras fazem o mesmo em apenas 1 mês. 

Onde poderei trabalhar e qual o salário médio do Piloto Privado?
Pilotos Privado não podem trabalhar apenas com essa licença, você terá de ser formar como Piloto Comercial para isso.

 

 

CMA – Certificado Médico Aeronáutico (Antigo CCF) de 1ª Classe:
Excluindo os itens citados citados a seguir, todos os outros pontos são os mesmos ou semelhantes ao CMA de 2ª classe de Piloto Privado citado anteriormente.

Quais as diferenças entre o CMA de 2ª Classe e o CMA de 1ª Classe?
A 2ª classe é destinada aos PPs enquanto a 1ª classe aos PCs. Os exames são basicamente os mesmos, mudando apenas a tolerância deles, vendo que a margem de reprovação muda com a exigência de cada um. 

Qual a idade mínima para se fazer o CMA de 1ª Classe?
18 anos.

Qual a validade do CMA de 1ª Classe?
1 ano.

Tenho de fazer o CMA de 1ª Classe antes do curso teórico de Piloto Comercial?
Alguns aeroclubes deixam você voar parte das horas visuais ainda com CMA de 2ª classe, mas a grande maioria exige você ter já ter o CMA de 1ª classe. 

 

 

Curso Teórico de Piloto Comercial
Excluindo os itens citados citados a seguir, todos os outros pontos são os mesmos ou semelhantes ao Curso Teórico de Piloto Privado citado anteriormente.

É obrigatório fazer o curso teórico de Piloto Comercial?
Sim.

Qual a escolaridade mínima para se começar o curso teórico de Piloto Comercial?
Ensino Médio Completo.

Qual a idade mínima para se fazer o curso teórico de Piloto Comercial?
18 anos.

Quais matérias compõem o curso teórico de Piloto Comercial?
São as mesmas 5 matérias do PP, mas dessa vez, mais aprofundadas:

TV – Teoria de voo de Alta Velocidade
NV – Navegação Aérea por Instrumentos – IFR
CT – Conhecimentos Técnicos de Motores a Reação
MT – Meteorologia para Aviação
RG – Regulamentos de Tráfego Aéreo – Piloto Comercial

Quanto custa o curso teórico de Piloto Comercial?
De R$ 2.000 à R$ 3.000.

Quais livros devo comprar?
Os livros falarão das mesmas matérias do PP, mas de forma mais aprofundada, apenas a matéria de Meteorologia será a mesma. 

Teoria de voo de Alta Velocidade:
Aerodinâmica de Alta Velocidade – Newton Soler Saintive

Navegação IFR:
Apostila de Navegação para PC/IFR – Titus

Conhecimentos Técnicos de Motores a Reação
Motores a Reação – Nova edição – Marcos Palharini

Regulamentos de Tráfego Aéreo – Piloto Comercial
Regulamentos de Tráfego Aéreo – IFR

Meteorologia:
Meteorologia para Aviação – Teoria e testes – Darcy Banci
Meteorologia – João Baptista Sonnemaker

Coletâneas:
Coletânea de Provas Piloto Comercial (Avião)

Quais materiais didáticos devo comprar?
Excluindo os livros, todos os outros materiais didáticos do PP poderão ser usados no PC.

Quanto custará os livros e os materiais didáticos juntos?
Todos novos: De R$ 300 á R$ 400 – Reutilizando os materiais e comprando os novos livros: Cerca R$ 150.

 

 

Prova da ANAC de Piloto Comercial
Excluindo os itens citados citados a seguir, todos os outros pontos são os mesmos ou semelhantes à Prova da ANAC de Piloto Privado citada anteriormente.

Qual os requisitos mínimos para se fazer a prova da ANAC de Piloto Comercial?
Ter 18 anos, ensino médio completo e ser checkado como Piloto Privado.

Qual a validade da prova da ANAC de Piloto Comercial?
1 ano.

 

 

Curso Prático de Piloto Comercial (Aulas de Voo)
Excluindo os itens citados citados a seguir, todos os outros pontos são os mesmos ou semelhantes ao Curso Prático de Piloto Privado citado anteriormente.

Posso começar minhas aulas de voo antes de fazer a prova da ANAC de Piloto Comercial?
Das 110h necessárias, você poderá fazer 70h (as navegações visuais), mas para continuar com o treinamento IFR, você terá de ser aprovado na Prova Teórica.

Qual a idade mínima para começar o curso prático (aulas de voo) de Piloto Comercial?
18 anos.

Qual a escolaridade mínima para começar o curso prático de Piloto Comercial?
Ensino Médio completo e PP Checkado.

Quanto custa a hora de cada voo?
Entre R$ 375 (monomotor) até R$ 1.200 (multimotor).

Que aviões pilotarei no curso prático de Piloto Comercial?
Nas horas visuais você poderá voar os mesmos aviões do PP, já nas horas IFR, noturno, e multi, você voará aeronaves como o Embraer 712 Tupi, Cessna 172 e 182, Corisco e Seneca.

Posso mudar de avião no meio do curso?
Sim, na verdade o fará obrigatoriamente em certas fases do curso.

Quantas horas terei de voar no curso prático de Piloto Comercial?
Mais 110h, somando com as do PP: 150h totais.

Quantas horas duram cada voo?
Entre 1h e 7h.

Voarei sempre com um instrutor de voo?
Em boa parte do curso sim.

Poderei voar sozinho (voo solo)?
Em parte do curso sim.

Poderei levar passageiros nos meus voos de instrução?
Geralmente, só com um instrutor no avião.

O que poderei fazer após formado (checkado)?
 
Trabalhar de modo remunerado como piloto.

Qual a validade do CHT de Piloto Comercial?
Varia de acordo com a ‘modalidade/fase/variante/licença’ (IFR, Noturno, Piloto em Comando…)

Quanto custará toda a formação de Piloto Comercial?
PP + PC: Entre 70 e 100 Mil reais. 

Onde poderei trabalhar e qual o salário médio de Piloto Comercial?
Possibilidades de trabalho para pilotos – Parte I 
Possibilidades de trabalho para pilotos – Parte II 

 

 

Duvidas sobre o Canal Piloto

Me adiciona no MSN?
Eu fiz um video para reponder essa pergunta, assista aqui.

Você trabalha na aviação?
Não, sou Piloto Privado de Avião, e ainda não tenho a experiência necessária para trabalhar e ganhar salário com isso. Estou habilitado apenas para voar com a família e amigos, como um motorista de carro comum. Só que meu carro voa.

No que você trabalha para pagar as horas de voo?
Tenho três ocupações, trabalho com o Canal Piloto, sou editor de video e também sou agente de marketing de uma loja de aviação em São Paulo.

Com que frequência você publica os videos?
Isso varia com o trabalho que dá para editar cada um.

Tenho um blog/site sobre aviação, posso fechar parceiria com o seu site?
Sim, e não é necessário ter muitos acessos, seu blog não precisa ser famoso, basta você seguir as instruções que estão no final da página de parceiros. Uma das características do Canal Piloto é justamente dar esse espaço para os que estão começando. 

Em qual programa você edita os videos?
Sony Vegas 10.

Que música você usou durante X episódio?
Infelizmente é impossível responder. 99% das música que utilizo vem de coletâneas de trilhas sonoras que pego da internet ao longo do tempo, e na maioria delas, as músicas não tem nomes e sim especificações, como “Track 45”, “948.mp3”, “OST 83” e etc. Ainda tenho a maioria delas no meu HD, porém, não tenho tempo de repassá-las à todos que solicitam devido ao grande números de pedidos e a complexibilidade de achar uma trilha no meio das 3.492 que tenho atualmente.

Qual câmera você usa?
Até 2011 eu filmava os videologs com uma Samsung ES65, é uma câmera fotográfica digital comum, não filma em HD, eu na verdade usava uns truques durante a edição para a imagem ficar melhor. No início de 2012 eu comprei uma Canon Sx30, que é a que uso atualmente para os videologs e para as cenas externas. Para filmar os voos eu uso uma Go Pro, uma câmera portátil que filma em HD, ela vem com vários suportes para fixá-la em vários lugares, dentre eles, o vidro da janela do avião. 

Tenho umas dúvidas sobre a formação de piloto, você pode me ajudar?
Sim, envie elas para nosso e-mail.

Você tem Facebook? Orkut? Skype?
Todos os meus perfis estão listados aqui. Basta me adicionar e aceitarei.

Tenho um blog/site/comunidade/grupo/forum sobre aviação, posso adicionar os videos do Canal Piloto lá?
Não apenas pode, como DEVE! ;) haha.