História das Companhias Aéreas – Capítulo 101

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Localizado ao sul da região metropolitana de Londres, o Aeroporto Internacional de Croydon foi durante muitos anos o principal aeroporto da Inglaterra, muito antes do atual Aeroporto Internacional de Heathrow. Entre os inúmeros eventos históricos ocorridos em Croydon, está o pouso de Charles Lindbergh a bordo do Spirit of St. Louis, proveniente de Paris, logo após efetuar a primeira travessia transatlântica da história. Lindbergh foi recebido em Croydon por uma multidão entusiasmada com seu recém-estipulado recorde. Os admiradores de Lindbergh somavam em torno de 100.000 pessoas, a maior concentração de pessoas em um aeroporto até então, superada apenas pela chegada dos Beatles no aeroporto de Heathrow, em 1963. Também foi em Croydon que o Primeiro-Ministro britânico Winston Churchill teve suas primeiras aulas de voo. Croydon foi, ainda, o berço do controle de tráfego aéreo, onde surgiram as primeiras comunicações de rádio para esse objetivo. A expressão “Mayday, mayday, mayday”, utilizada até hoje em emergências aéreas, foi criada por um agente de tráfego aéreo de Croydon, Fred Mockford.

Além de suportar as operações de diversas companhias aéreas históricas – como a Grans Express Aériens, a Daimler Airway, a KLM, a Air Union e a Imperial Airways – Croydon foi também a base de operações da British Air Transport, uma companhia fundada em 1932 com o objetivo de oferecer voos charter, transporte de malotes postais e voos de entretenimento e fotografia. As primeiras operações da companhia utilizavam aeronaves De Havilland Fox Moth, um biplano monomotor com capacidade para até quatro passageiros, do qual a British Air Transport foi um dos primeiros operadores.

Assim como fez com inúmeros outros setores, a Segunda Guerra Mundial trouxe severos impactos à aviação civil britânica, e consequentemente, à British Air Transport. O aeroporto de Croydon foi bombardeado em 1940, passando ao controle da Força Aérea Britânica quatro anos depois. A British Air Transport chegou a reassumir suas operações em 1946, a partir da base militar de Kenley. A base aérea de Redhill também foi utilizada em 1947, logo após a Força Aérea deixar de ocupá-la. Nessa época, empregavam-se aeronaves Auster Autocrat, Airspeed Consul e Avro Anson, além do De Havilland Flamingo, utilizando quando havia a necessidade de transportes mais pesados e de maior volume.

Apesar das tentativas de se restabelecer no período pós-guerra, a British Air Transport encerrou suas operações no ano de 1951. O Aeroporto de Croydon, sua antiga base de operações, encerrou suas atividades em 30 de Setembro de 1959, porém é mantido até os dias atuais como um grande memorial da aviação britânica.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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