História das Companhias Aéreas – Capítulo 45

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Capítulo 45

A Deutsche Luft Hansa foi uma linha aérea que atuou como companhia de bandeira da Alemanha entre os anos de 1926 e 1945. Ao contrário do que possa parecer, a Deutsche Luft Hansa não tem qualquer ligação legal com a Lufthansa, a atual companhia de bandeira germânica, apesar desta última haver adquirido seu nome e logotipo, bem como também preservado algumas aeronaves da companhia original, mantendo-as em exposição.

Tanto o início quanto o fim da Deutsche Luft Hansa foram marcados pelas grandes guerras mundiais. Suas operações iniciaram-se graças ao Tratado de Versalhes, que além de selar o fim da Primeira Guerra Mundial, suspendeu as sanções de operações aéreas impostas à Alemanha. Assim, 1.527 tripulantes e 162 aeronaves, que antes atendiam a propósitos militares, passaram a operar no transporte civil. O primeiro voo aconteceu em 6 de Abril de 1926, com uma aeronave Fokker F.II decolando de Berlin com destino a Zurique, na Suíça, passando pelas cidades alemãs de Halle an der Saale, Erfurt e Stuttgart.

A Deutsche Luft Hansa também estabeleceu parcerias que contribuíram para o seu crescimento. Uma delas foi celebrada com a Syndicato Condor, que permitiu à DLH servir a pequenos grupos germânicos que viviam no Brasil. Também adquiriu parte da Germano-Sociética Deruluft, somando assim a cidade de Moscou aos seus destinos.

Juntamente com a Compagnie Franco-Roumaine de Navigation Aérienne (CFRNA), a Deutsche Luft Hansa foi também uma das primeiras companhias a operar voos noturnos. A primeira rota operada dessa forma ligava Berlin à cidade de Königsberg, no extremo leste do território alemão, hoje pertencente à Rússia com o nome de Kaliningrado. O sucesso dessa rota foi tamanho, que a linha de trem que conectava as duas cidades, operando igualmente durante a noite, foi descontinuada alguns anos depois.

Outra importante expansão da Deutsche Luft Hansa ocorreu em direção ao Oriente. A companhia teve acesso privilegiado ao mercado chinês, graças à instituição da Eurásia, em 1930. Com isso, estabeleceu uma rota postal interligando as cidades de Xangai, Nanquim e Pequim. O Oriente Médio entrou também para os destinos da companhia, com uma rota entre as cidades de Berlin, Bagdá (Iraque) e Teerã (Irã), estabelecida em 1937. No ano seguinte, a aquisição de aeronaves Focke-Wulf Fw 200 permitiu que a companhia chegasse, ainda, às cidades de Tóquio e Nova Iorque.

Após haver se expandido sobre toda a Europa, e a partes do Oriente e das Américas, a Deutsche Luft Hansa viu todas suas aeronaves e tripulantes serem convocados a servir os propósitos militares da Alemanha Hitleriana na Segunda Guerra Mundial. Com a derrota da Alemanha e sua posterior ocupação pelos países aliados, as Aeronaves da Deutsche Luft Hansa foram confiscadas, e a empresa oficialmente dissolvida.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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