Aviateca | HCA 122

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Localizada na América Central, a República da Guatemala é um dos menores países da América Latina, e principal centro da antiga população Maia. É um país de grande instabilidade política e econômica, como se nota em eventos como a Guerra Civil que perdurou no país entre os anos de 1960 e 1996. Apesar de sua pobreza financeira, a Guatemala é um país rico em biodiversidade e cultura. É considerado um hotspot de biodiversidade, estudado por biólogos de todo o mundo, e conta com uma cultura de grande influência espanhola e dos povos nativos das américas, principalmente os Maias.

Sua participação na aviação teve início em 1929, quando foram fundadas as Aerovías de Guatemala. A empresa foi sucedida em 1945 pela Empresa Guatemalteca de Aviación S.A., nome que foi posteriormente abreviado para Aviateca. De propriedade estatal, a companhia iniciou suas operações utilizando aeronaves Douglas DC-3, interligando a Guatemala com o México, Panamá e Estados Unidos. Ao longo das décadas seguintes, a frota da Aviateca contou com aeronaves a jato, como o British Aircraft One-Eleven e o Boeing 737.

As aeronaves da Aviateca tiveram diversos esquemas de pintura ao longo dos anos. Um deles, porém, chamou a atenção ao ponto de lhe render um apelido no mínimo curioso. Durante a década de 1970, aeronaves como o Fokker F-27 ostentavam uma pintura amarelada, com uma tonalidade laranja em sua porção inferior. O esquema de cores rendeu às aeronaves da Aviateca o apelido de “Papaias Voadoras”, em alusão à coloração da fruta.

A Aviateca operou como companhia de bandeira da Guatemala até o ano de 1989, quando passou por um processo de privatização que a levou a ser absorvida pela TACA. Esta, por sua vez, viria a ser absorvida pela Avianca, em um processo que durou de 2009 a 2013. Por esse motivo, a Aviateca segue em atividade como subsidiária da companhia colombiana, operando uma frota composta por 5 aeronaves ATR 72-600.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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